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ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

APRESENTAÇÃO

O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, reforçando sua preocupação em oferecer cursos de pós-graduação voltados a demanda do mercado de trabalho, oferece o Curso Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa, que se constitui num conjunto articulado de conhecimentos, destinados a oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento e formação continuada àqueles que atuam ou pretendem atuar no ensino da língua estrangeira.

O Curso Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa do CESVASF aponta para as novas possibilidades de trabalho com o ensino dessa língua. Além disso, visa à ampliação do conhecimento do universo sociocultural de povos que possuem o inglês como língua materna e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos estritamente linguísticos do inglês e do ensino-aprendizagem da mesma.

GERAL

Contribuir para a melhoria do ensino de língua inglesa na região do entorno, garantindo aos professores de inglês a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização tanto linguística como metodológica.

ESPECÍFICOS:

  • Favorecer a percepção dos docentes quanto à importância da inserção na cultura dos países anglófilos, no ensino-aprendizagem de inglês;
  • Qualificar tecnicamente profissionais da língua inglesa, proporcionando-lhes aprofundamento dos conhecimentos linguísticos, tanto estruturais como semânticos;
  • Estimular os docentes à postura científica e investigativa no ensino da língua inglesa;
  • Fornecer subsídios aos professores de língua inglesa s fim de qualificá-los para avaliação e redefinição de currículos, programas e metodologias de ensino adotadas.

CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS

            420 h/a de disciplinas.

            200 horas de orientação monográfica.

Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação em Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa aqueles que apresentarem: 

  1. Diploma de Graduação em Letras, ou de áreas afins, de instituição legalmente reconhecida, com histórico escolar;
  2. Curriculum Vitae comprovado;
  3. Texto descritivo de suas razões para realizar o curso;
  4. Duas fotografias 3/4;
  5. Pagamento da taxa de inscrição.

DISCIPLINAS

C/H

METODOLOGIA CIENTÍFICA

30

DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

45

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

30

LÉXICO E ESTRUTURA DA LÍNGUA INGLESA

30

TÓPICOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA

45

METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

45

ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA

45

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

30

TÉCNICAS DE TRADUÇÃO – INGLÊS/PORTUGUÊS

30

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

30

LIBRAS

30

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

30

DisciplinaMETODOLOGIA CIENTÍFICA

Ementa: Conhecimento científico: características e relações com outros tipos de conhecimento. Conceito e classificação de Ciência. Métodos científicos. Fatos, leis e teorias. Hipóteses e variáveis. Técnica de pesquisa. Normas técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos: projetos, monografias, dissertações e teses.

Disciplina: LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: Noções de linguística e linguística aplicada. Conceitos e questões aplicados ao ensino de língua. Teorias de aquisição de segunda língua.

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: Formação didático-pedagógica de professores de língua estrangeira moderna. Métodos e técnicas para o ensino de língua inglesa. Subsídios para preparação de material de ensino e avaliação.

Disciplina: ASPECTOS FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA

Ementa: Fundamentos teóricos e práticos da fonética e fonologia da língua inglesa e as implicações para a aprendizagem e ensino do inglês como língua estrangeira. Estruturas morfológicas básicas. Regras de formação de palavras. Constituintes morfológicos e sintáticos. Categorias e funções sintáticas.

Disciplina: LÉXICO E ESTRUTURAS EM LÍNGUA INGLESA

Ementa: Léxico da língua inglesa e suas unidades. Ensino-aprendizagem de vocabulário. Estudo dos dicionários: estrutura, utilização como referência e instrumento de aprendizagem. Atividades práticas de ensino.

Disciplina: DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: O mundo globalizado e o papel do professor de Língua Inglesa. Ensino de língua e cultura. Arte, cultura e sociedade. Multiculturalismo. Erudito e popular. O local e o global. Subjetividade / objetividade.

Disciplina: TÉCNICAS DE TRADUÇÃO INGLÊS/PORTUGUÊS

Ementa: Conceito de tradução. Tradutor: papel, dificuldades e limitações, estatuto da profissão, responsabilidades e deontologia profissional. Diferentes tipos e formas de tradução.  Utilização de dicionários Técnicas de tradução. Análise de textos traduzidos.

Disciplina: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ementa: Novas estratégias e concepções de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Internet no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Computador e Internet como ferramenta para a produção de material didático para o ensino de língua inglesa.

Disciplina: TÓPICOS DE LITERATURA INGLESA

Ementa: Fases da Literatura Inglesa: Old, Middle e Modern. Contexto histórico e principais autores de cada fase. Comparação e inter-relacionamento entre as literaturas modernas anglo-irlandesas, britânicas, americanas, canadenses e australianas.

Disciplina: DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa: Aprofundar a reflexão política e do desenvolvimento teórico-prático do ensino-aprendizagem na perspectiva sócio interacionista. Debater a função social do ensino, discutindo técnicas e métodos que favoreçam a aprendizagem, considerando as teorias pedagógicas recentes.

Disciplina: LIBRAS

EMENTA: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.

Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

EMENTA: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO