Língua Portuguesa e Literatura

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APRESENTAÇÃO

O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF, há 40 anos, atua na formação de professores na região do Submédio São Francisco, desempenhando com extremo êxito sua missão.

Este curso foi concebido com base no pensamento de que uma língua é um instrumento sociocultural de um povo e, como tal, não pode ser ensinada senão pela imersão nos aspectos sociais de seus falantes.

O CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO – CESVASF, ratifica sua missão ao oferecer o CURSO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, que se constitui num conjunto articulado de conhecimentos, destinados a oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento e formação continuada àqueles que atuam ou pretende atuar no ensino da língua materna e suas literaturas.

 

OBJETIVOS DO CURSO

GERAL

Oferecer oportunidade de aprofundamento e atualização à profissionais da área de Língua Portuguesa e suas Literaturas tanto na perspectiva teórica como metodológica.

ESPECÍFICOS:

CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS

            420 h/a de disciplinas.

            200 horas de orientação monográfica.

COORDENAÇÃO

Professora: Rosa Maria da Silva

PROCESSO SELETIVO

Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura aqueles que apresentarem:

  1. Diploma de Graduação em Letras, ou de áreas afins, de instituição legalmente reconhecida, com histórico escolar;
  2. Curriculum Vitae comprovado;
  3. Texto descritivo de suas razões para realizar o curso;
  4. Duas fotografias 3/4;
  5. Pagamento da taxa de inscrição.

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM/LIBRAS 30
TEORIAS DA APRENDIZAGEM 45
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30
LÍNGUA ORAL, LÍNGUA ESCRITA E ESTUDOS DO LETRAMENTO 45
TEXTO E GRAMÁTICA 30
METODOLOGIA DA PESQUISA 30
LITERATURA INFANTO-JUVENIL 30
ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA 45
TEORIA DA LITERATURA 30
POESIA E FICÇÃO BRASILEIRA 45
LIBRAS 30
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 30

EMENTAS

Disciplina: NOVAS CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM/ LIBRAS

Ementa: Debater a função social do ensino, redes de aprendizagem, mitos da prática de ensino-aprendizagem, concepção de competência em educação, interdisciplinaridade, projetos de trabalho. Discutir técnicas e métodos que favoreçam a aprendizagem, considerando as teorias pedagógicas recentes. Conscientizar os futuros profissionais da docência sobre a importância do acolhimento aos alunos com deficiência auditiva, nas relações pedagógicas, considerando os princípios sócio-antropológicos e as novas perspectivas da educação relacionadas à comunidade surda.

Disciplina: METODOLOGIA DA PRÁTICA DA PESQUISA

Ementa: Conceitos e noções fundamentais sobre a pesquisa científica. Tipos de conhecimento. Método científico. Técnicas de elaboração de trabalho científico.

Disciplina: ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas da Literatura Comparada em Língua Portuguesa. Macrossistema literário e formação do cânone em língua portuguesa. Relações Brasil-Portugal: análise de textos. Relações Brasil-África: análise de textos. Relações Portugal-África: análise de textos.

Disciplina: TEORIA DA LITERATURA

Ementa: Concepções sobre Literatura, a partir da reflexão de textos literários, resultante da leitura de poéticas e de obras literárias, observando a natureza de     textos artísticos.

Disciplina: LÍNGUA ORAL, LÍNGUA ESCRITA E ESTUDOS LETRAMENTO

Ementa: Promover a discussão sobre o uso sobre as modalidades oral e escrita da língua, o conceito de alfabetização, refletindo o lugar do texto na sociedade e na alfabetização e proporcionando o conhecimento das teorias acerca dos letramentos.

Disciplina: LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Ementa: Literatura Infanto-Juvenil: conceito, características e funções. Literatura e Educação: convergências e divergências. Formas Literárias Tradicionais Destinadas à Infância.

Disciplina: TEXTO E GRAMÁTICA

Ementa: Relação entre as propriedades e tipos de gramática da língua portuguesa. Propriedades da textualidade; Modalidades de usos da língua; Tipologia textual; Análise e produção de textos; Leitura, Análise e Produção de vários gêneros textuais, principalmente, de cunho didático e científico. Analisar linguístico e discursivamente diversos gêneros textuais.

Disciplina: TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Ementa: Abordar as principais teorias da aprendizagem. As escolas teóricas: interacionismo, Sócio-construtivismo, epistemologia genética, psicanálise, psicogenética, pós-construtivismo. Os paradigmas no processo de aprendizagem, revendo as questões de mudanças e ruptura na educação. O ensino escolar e as formas de aprendizado (formal e informal). Linguagem, cognição, afeto e motivação na dinâmica do aprender. Problemas de aprendizado. Novas abordagens no processo de aprendizagem, utilizando a tecnologia e o ensino à distância. Construção do conhecimento.

Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa: Breve Gênese Histórica da Didática. O professor universitário: desafios e perspectivas. Relação Professor-aluno. O processo ensino-aprendizagem Didática e Interdisciplinaridade. Modelos de Educação na perspectiva Freireana. Planejamento no Ensino Superior e seus componentes: posicionamento crítico e reflexivo. A utilização dos recursos didáticos na construção do conhecimento.

Disciplina: POESIA E FICÇÃO BRASILEIRA

Ementa: Estudo teórico e aplicado da linguagem poética e ficcional. Estudo das poéticas e da ficção na literatura brasileira em suas diferentes linhas e estéticas.  Estudo de textos representativos das literaturas brasileira

Disciplina: LIBRAS

Ementa: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.

Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Ementa: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.