Histórico

 

BREVE HISTÓRICO

 Era o ano 1971, o prof. Dr. Alípio Lustosa de Carvalho juntou-se a alguns professores e autoridades belemitas para articularem a possibilidade de se fundar uma faculdade. A Sociedade Amigos da Instrução de Jatinã – SAIJ pôs à disposição o prédio da antiga Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio, em horário noturno, para funcionamento da instituição idealizada.

Na época, a professora Zita Maria Lustosa de Lucena era o elo entre o Dr. Alípio Lustosa (Belém) e o Deputado Estadual, Dr. Edson Lustosa Cantarelli (Recife), os quais fizeram os primeiros contatos na Secretaria de Educação e no Conselho Estadual de Pernambuco para a criação de uma faculdade na sertaneja Belém do São Francisco.

Em novembro de 1975, na administração do prefeito Dr. José de Sá Roriz, através da Lei nº 04/75, publicada no D.O. de 13 de novembro de 1975, foi instituída a Autarquia Municipal Faculdade de Formação de Professores de Belém do São Francisco.

Assim, em 15 de março de 1976, sob a coordenação do prof. Dr. Alípio Lustosa de Carvalho, foi realizado o 1º vestibular para os cursos de Licenciatura Curta em Letras e Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores de Belém do São Francisco – FAFORBE.

Os cursos da FAFORBE foram reconhecidos em 04 de setembro de 1984, através de Portaria Ministerial nº 377, publicada no Diário oficial da União, em 13 de setembro de 1984.

Em 08 de dezembro do mesmo ano, a Autarquia passou a ser denominada Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação - ABCDE, e a FAFORBE de Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF.

 No ano seguinte, através da portaria ministerial 222, de 20 de março de 1985, os cursos do CESVASF foram plenificados, sendo o de Estudos Sociais desmembrado em História e Geografia. O reconhecimento desses cursos só ocorreu em 1991, através da portaria nº 50 de 15.01.91, publicada no D.O. da União, em 17.01.91.

 Em fevereiro de 1994 foi autorizado mais um curso de Ciências, Habilitação em Matemática, com o empenho do professor Licínio Antônio Lustosa. Esse curso foi reconhecido em 10 de maio de 2001, através da Portaria SE/PE nº 2829, publicada no D.O. de 11/05/2001.

 A partir de 2000, o CESVASF começou a oferecer cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" nas áreas de Letras, História e Geografia, todos autorizados pelo Conselho Estadual de Pernambuco. A oferta dos cursos de pós-graduação foi ampliada, em 2003, com a instituição dos cursos de História Contemporânea, Geografia do Turismo, Educação Ambiental, Técnicas Educacionais e Educação Matemática.

Em 2007, na gestão da professora Regina Célia Lopes Lustosa Roriz, foram instituídos mais dois cursos de graduação, Ciências Biológicas e Física e, na pós-graduação, as especializações em Ensino de Língua Inglesa e em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Em 2015, na gestão da Presidente da ABCDE, Professora Ana Gleide de Souza Leal Sá, e do Diretor do CESVASF, Professor Valmi Pires Campos, com o empenho da ex-diretora do CESVASF professora Rosimary Torres Alves, foi implantado o curso de graduação em Pedagogia e, na pós-graduação, a especialização em História do Brasil.

Em 2017 foram implantados os cursos de Bacharelado em Farmácia e Administração e, na pós-graduação, as especializações em Psicopedagogia e Análise Clínica. Todos esses cursos foram devidamente autorizados pelo Conselho Estadual de Educação.

A Autarquia e o CESVASF apostam na transformação das novas gerações porque é possível acreditar em uma sociedade melhor e sustentável, assim, vem alargando o seu campo de atuação e desenvolvendo um trabalho reconhecido como de excelência pelos órgãos educacionais e pela comunidade da região, a qual é também diretamente beneficiada pelas atividades de extensão desenvolvidas por esta IES.

Top
All for Joomla All for Webmasters