Noticias

Please update your Flash Player to view content.
Mercado de Trabalho / Áreas De Atuação Imprimir E-mail

Se você perguntar a um geógrafo qual é a capital do Afeganistão, quais as principais bacias hidrográficas brasileiras e quais os impactos ambientais causados pela ocupação desordenada de uma cidade, ele certamente saberá responder. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o profissional da área de Geografia não se restringe a transmitir conhecimentos desse tipo em sala de aula. Quem optar por essa profissão pode ir muito além do quadro-negro.
Ao profissional dessa área compete o estudo do relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país e as relações entre o meio natural e os grupos sociais, bem como saber proceder a relação entre aspectos fundamentais da geografia econômica, política e da demografia com as importantes questões socioeconômicas de um país.
Os conhecimentos dessa área são de extrema importância nos ramos da estatística, geologia e engenharia, contribuindo, por exemplo, para o planejamento urbano, construção de rodovias, ocupação rural, reforma agrária etc.
Segundo o professor Renato Fontes Guimarães, do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), o geógrafo pode trabalhar em três áreas – Geografia Física, Geografia Humana e Geografia Técnica. Em todas elas, é o Estado quem emprega o maior número de profissionais. Se a escolha for pela primeira, o geógrafo desenvolve projetos e pesquisas ligados a estruturas naturais como relevo, fauna, flora, clima e hidrografia. “Trabalhando em órgãos públicos, o geógrafo pode estudar os biomas terrestres, pesquisar sobre preservação ambiental – uma área em expansão – e fazer análises meteorológicas”, exemplifica Guimarães. Há oportunidades de trabalho em locais como o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O profissional tem também a opção de lidar com o ramo social da ciência. Na Geografia Humana, ele estuda as relações do homem com o meio ambiente. “Com a ocupação desordenada de terras, esses profissionais são requisitados, principalmente, para planejar e ordenar os espaços”, afirma Alexandre Tofeti, graduado na UnB em 2003. O geógrafo pode, por exemplo, estudar os movimentos migratórios, o crescimento populacional, estabelecer e analisar indicadores estatísticos relativos à densidade demográfica, à expectativa de vida de uma população e outros fatores. “O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ministério das Cidades e Secretarias de Planejamento em geral são algumas opções para trabalhar”, diz.
De acordo com o professor Guimarães, a área da Geografia que mais tem crescido nos últimos anos é a de sensoriamento remoto, associada ao geoprocessamento. O campo faz parte da terceira grande área de atuação do profissional, uma espécie de Geografia Técnica. Sensoriamento remoto nada mais é do que uma cartografia moderna na qual regiões são mapeadas com auxílio de satélites e radares, sendo as amostras computadas em um banco de dados (geoprocessadas). “Os profissionais podem trabalhar em empresas de tecnologia, agências espaciais ou, até mesmo, no Ministério da Ciência e Tecnologia”, afirma professor Guimarães.
“Geografia é um curso de visão geral. Por essa característica, rapidamente o geógrafo passa a ocupar cargos de gerência e coordenação de equipes”, afirma professor Guimarães. Por isso, o estudante de Geografia deve, antes de tudo, ter senso crítico, boas noções de organização espacial e gostar de lidar tanto com o meio ambiente quanto com o ser humano.
Além disso, o Licenciado em Geografia pode trabalhar como professor nos ensinos Fundamental e Médio, além de desenvolver atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse.
No CESVASF, o curso proporciona um apoio constante às atividades desenvolvidas pelos professores com vistas à aprendizagem de qualidade dos alunos. Realiza, ainda, exposições, excursões de trabalho de campo, cursos extracurriculares e palestras como forma de enriquecimento do currículo.

 

CESVASF

Histórico
Avaliação Institucional
E-mail Institucional

GRADUAÇÃO

Licenciatura em Física
Licenciatura em Letras
Licenciatura em História
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas
Licenciatura em Geografia

PÓS-GRADUAÇÃO

Ensino da Língua Ingles
Língua Portuguesa e Literatura
Educação Ambiental
Educação Matemática
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

DEPARTAMENTOS

Biblioteca
Financeiro
Secretaria Acadêmica
Eventos
Suporte Técnico

Sede Alto do Encanto:  BR -315 -Bairro Nova Olinda - Tel:87-3876-1248 / 1033 - Belém do São Francisco/PE
Campus Petrolândia - Endereço: R. Rui Barbosa, s/n - Petrolândia - PE