EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

APRESENTAÇÃO

O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, visa contribuir para a melhoria do ensino básico de Matemática, através da formação permanente de seus professores. Assim sendo, o curso é destinado a professores do ensino fundamental ou médio de Matemática em exercício em sala de aula nas redes pública ou particular, ou a recém graduados em cursos de licenciatura em Matemática.

GERAL

Proporcionar aos profissionais oportunidade de melhorarem, suas práticas educativas, visando uma significativa melhoria no ensino de Matemática, priorizando a formação para a cidadania e a inclusão social.

ESPECÍFICOS

  • Ampliar e fortalecer os conhecimentos teórico-metodológicos dos docentes de Matemática, aproximando-os da pesquisa para proporcionar-lhes uma melhor compreensão do processo de construção do conhecimento Matemático.
  • Apresentar novas sugestões de intervenção pedagógica relacionadas ao ensino da Matemática, buscando alternativas mais adequadas à realidade das escolas desta região sertaneja.
  • Promover a cultura de respeito à diversidade cultural, superando preconceitos quanto à capacidade de aprendizagem de determinados grupos sociais.
  • Contribuir para a percepção da educação, inclusive matemática, como poderoso instrumento de promoção da inserção social e dos direitos humanos.

CARGA HORÁRIA TOTAL – 620 HORAS

                420 h/a de disciplinas.

                200 horas de orientação monográfica.

Poderão inscrever-se para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática aqueles que apresentarem:

  1. Diploma de Graduação em Matemática, ou de áreas afins, de instituição legalmente reconhecida, com histórico escolar;
  2. Curriculum Vitae comprovado;
  3. Texto descritivo de suas razões para realizar o curso;
  4. Duas fotografias 3/4;
  5. Pagamento da taxa de inscrição.

DISCIPLINAS

C/H

TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA I – GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

45

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

30

TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA II – ESTUDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES

45

CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

30

TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA III – ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

45

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

45

TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA IV – NÚMEROS E OPERAÇÕES

30

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA – ELABORAÇÃO E CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

30

INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

30

SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA

30

LIBRAS

30

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

30

Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA I: GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

EMENTA: Axiomas de Euclides; Segmentos de Retas; Ângulos; Congruência de Triângulos; Paralelismo e perpendicularidade; Teorema de Tales; Diedros, Triedros e Poliedros Convexos; Prisma; Pirâmide; Cilindro e Cone; Esfera.

Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

EMENTA: Conceitos e noções fundamentais sobre a pesquisa científica. Tipos de conhecimento. Método científico. Técnicas de elaboração de trabalho científico.

Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA II: ESTUDO DAS FUNÇÕES ELEMENTARES

EMENTA: Introdução à teoria dos conjuntos; Relações, funções: conceitos e definições, domínio e imagem, Funções Elementares. Funções trigonométricas. Função Composta e Inversa.  

Disciplina: CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

EMENTA: Função Social do Ensino. Teorias, Concepções e Métodos de Ensino-Aprendizagem.

Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA III: ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

EMENTA:  Princípio fundamental da contagem, Arranjos, Combinações e Permutações. Aplicações. Probabilidades.

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

EMENTA: Tendências em Educação Matemática. Estudo dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no ensino de matemática. Didática da resolução de problemas. Avaliações de competências e habilidades. Jogos no ensino da matemática.

Disciplina: TÓPICOS DE MATEMÁTICA BÁSICA IV: NÚMEROS E OPERAÇÕES

EMENTA: Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Propriedades e operações. Equação e Inequação. Divisibilidade

Disciplina: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

EMENTA: Estuda e elabora modelos experimentais de ensino de Matemática em escolas de Ensino Fundamental 3º e 4º ciclo (5ª a 8ª séries) e no ensino médio. Construção e adaptação de diferentes materiais e métodos para o ensino de Matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática. Planejamento, aplicação e avaliação de práticas alternativas para o ensino de Matemática.

Disciplina: INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

EMENTA: Softwares Educacionais: cabri-géomètre II, modellus, winplot, Poly, Nfract e maple. Planilha Eletrônica nos conteúdos de Matemática. Representação gráfica de funções. Geometria computacional.

Disciplina: SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA

EMENTA: Estuda a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia: suas etapas e principais elementos constituintes.

Disciplina: LIBRAS

EMENTA: Línguas de Sinais e minoria linguística; as diferentes línguas de sinais; status da língua de sinais no Brasil; cultura surda; organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico.

Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

EMENTA: Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO