Licenciatura em Matemática

Sobre o curso

O Curso de Matemática habilitará o profissional a atuar, sobretudo, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cujas diretrizes redimensionam as principais funções do professor no processo de aprendizagem, com visão geral do conhecimento e do seu papel social como educador na formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania. 

O curso de Licenciatura em Matemática deve ter por objetivo a formação de profissionais que sejam capazes de atuar nos variados níveis da educação básica e detenha as seguintes características:

  • dominar o conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência – origens, formas de criação, inserção cultural e, também, conhecer suas aplicações nas outras áreas do conhecimento humano;
  • perceber que o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias da matemática contribuem para o exercício pleno da cidadania;
  • ser capaz de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras, no sentido de contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola, favorecendo uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os discentes;
  • ter maturidade para utilizar adequadamente, e perceber, o significado da relação dedutiva numa demonstração;
  • empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem;
  • compreender as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o lógico, o aritmético, o algébrico e o geométrico;
  • refletir sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino, decidindo, diante de cada conteúdo e classe específicos, sobre o melhor procedimento didático-pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa da matemática;
  • estar preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada;
  • ser capaz de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levá-los a desenvolver-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, objetivando o desenvolvimento de sua autonomia;
  • estar engajado num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando atualizar-se com abertura a incorporação do uso de novas tecnologias e adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-político-culturais. 

 

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