Licenciatura em Letras

Sobre o curso

1-    SOBRE O CURSO DE LETRAS

O Curso de Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Português/ Inglês/Espanhol do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, como instrumento básico para a capacitação de profissionais na atividade docente de Língua Portuguesa, Estrangeira e Literaturas afins, desenvolve a função pragmática delineada na conjuntura da atualidade. Assume como principal tarefa formar cidadãos capazes de atender demandas específicas, relativas à construção do conhecimento da Língua, neste sentido, a formação de um capacitado professor-pesquisador que atuará nos ensinos fundamental e médio nas redes pública e privada norteia o Curso.  Tem duração total de quatro anos (8 semestres) e carga – horária: 3.725 horas. O estudante de Letras terá como boa parte da carga horária a análise e produção de textos, tradução e pesquisa sobre a evolução, história e o uso de idiomas. Durante a faculdade, o aluno também irá aprender com matérias teóricas sobre Leitura, Compreensão e Produção de Texto, Linguística, Línguas, Morfologia, Fonética, Gramática, Semântica, Teoria Literária, Prática Pedagógica entre outros assuntos da língua portuguesa. Ao final da graduação de Letras, o discente terá que realizar um TCC (trabalho de conclusão de curso) para se formar.

SÃO OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS DO CESVASF:

  • Contribuir para a formação do pensamento crítico do graduando, necessário para compreender a importância da busca permanente do aprimoramento profissional através do desenvolvimento da investigação teórica, científica, técnica e didático-pedagógica, como forma de produzir e divulgar conhecimentos científicos através da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão. 
  • Fornecer subsídios para uma análise crítica da realidade, nos seus aspectos político, econômico, social e cultural, com vistas à transformação dessa realidade, ciente de sua responsabilidade como formador de opinião e consciência, através da sua atividade docente e da sua participação na vida social. 
  • Formar profissionais que demandem o domínio das línguas estudadas e suas culturas para atuarem como profissionais competentes e conscientes de seu papel na sociedade, oferecendo ao licenciando uma formação direcionada para a sua atuação na educação básica em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais. 
  • Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. 
  • Desenvolver o domínio do uso da Língua Portuguesa e da Língua Estrangeira e suas respectivas literaturas, tendo consciência das variedades linguísticas culturais dos povos que falam essas línguas. 
  • Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos sobre fatos da linguagem e sobre as diversas variedades e registros linguísticos, com ênfase nas variedades-padrão das línguas estudadas. 
  • Propiciar a atualização quanto às abordagens e metodologias para o ensino de línguas e possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias que contribuam para a evolução da prática educativa adequada às exigências atuais.

 

Top
All for Joomla All for Webmasters